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As aparências

por Isabel Paulos, em 22.02.23

De manhã ao descer a rua ouvi uma conversa atrás de mim: ainda é caro, são quatro euros por mês, mas para ter acesso a (…) de cultura vale a pena, posso entrar em Serralves, por exemplo, sem pagar. Fui ultrapassada por dois homens na casa dos 30 talvez, ar entre o negligé e o maltrapilho. Confirma-se: gente preocupada com a cultura. Nos pés sapatilhas brancas – ténis para os possidónios –, nas costas pequenas mochilas pretas: Adidas e Fila. No meu tempo (diverte-me escrever isto) eram pochetes ou carteiras de couro, os looks da cultura hoje são Adidas e Fila. Antes a minha mochila da piscina azul marinho, marca incógnita, comprada no chinês. A proveniência é a mesma, o trabalho escravo o mesmíssimo, só não obedece às certificações Iso e, claro, não confere o estatuto aparente de alma preocupada com a acerto do mundo.


6 comentários

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De cheia a 22.02.2023 às 13:05

Muito alguns jovens sofrem por causa das coisas de marca. A vida é uma feira de vaidades.
Boa tarde, Isabel.
Beijinhos
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De Isabel Paulos a 22.02.2023 às 14:08

Muitos jovens e muitos seniores. Que isto das modas é coisa antiga. 
Mas neste post admito ter sido preconceituosa e mazinha. Escapou-se-me. ;) 
Boa tarde. Beijinhos. 
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De Maribel Maia a 22.02.2023 às 13:51

Onde o ter é mais importante que o ser....
Beijinhos 
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De Isabel Paulos a 22.02.2023 às 14:15

É isso, Maribel. Quando confundimos o que temos com o que somos, perdemos o essencial da vida. Escondemo-nos atrás das coisas e não deixamos que os outros nos vejam.
Beijinhos. Uma tarde boa. 
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De imsilva a 22.02.2023 às 20:31

A confusão que me faz estas lojas de marca não falirem...não dizem que estamos em crise há séculos? 
Mas sabe bem saber que a preocupação pela cultura, existe! 
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De Isabel Paulos a 22.02.2023 às 21:14

A crise é muito selectiva. 
Vestuário, calçado, imóveis, etc. de luxo sobrevivem sempre. Nos anos piores da crise não pude deixar de reparar nisso, e também no sector automóvel. 
Portugal tem a particularidade de ser um dos países onde mais se compra marcas premium ou topo de gama. 

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