Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




O espanador - E.U.A.

por Isabel Paulos, em 26.09.20

espanador.jpg

1. E.U.A. (China, Reino Unido e Portugal) 

Enquanto a comunicação social se entretém com mais uma novela de Trump que dramatiza, como gosta, a possibilidade de impugnar os resultados nas próximas eleições, caso Joe Biden (ou Kamala Harris?) ganhe, e com a reacção da China à acusação de responsabilidade pela ocultação de informação do foro científico relativo à pandemia, várias questões importantes da política externa se colocam, entre elas a do comércio digital.

Entre os governos britânico e norte-americano tem-se discutido o poder regulador (e sancionatório) sobre os conteúdos online. Se para os britânicos as plataformas devem ser responsáveis perante os usuários, protegendo-os de conteúdo prejudicial, os norte-americanos tentam evitar as medidas restritivas dos governos estrangeiros sobre as suas gigantes tecnológicas. Em matéria de partilha de informação joga-se entre o fluxo livre de dados e a protecção de localização e de dados.

O tema mais sensível é, por motivos de segurança nacional, o da Huawey. Dado que o Reino Unido conta com a empresa no desenvolvimento da tecnologia 5G equaciona-se o perigo de ser criada uma infra-estrutura que permita a vigilância pelo governo da China. E, logo, fica em questão a partilha de informação com os Estados Unidos, atento o medo de que a Huawey aceda a dados confidenciais.

Nos últimos tempos o problema tem-se colocado a todos os países europeus, surgindo nalguns como uma escolha entre os Estados Unidos e a China. E ainda hoje tivemos ecos por cá, com o aviso de que se o governo permitir a introdução da nova tecnologia 5G pela chinesa Huawei em Portugal ou entregar a construção do novo terminal de Sines à China, será feita uma revisão dos acordos de defesa no âmbito da Nato e da troca de informação classificada, no primeiro caso, e acabará a distribuição de gás natural americano, no segundo caso. Neste contexto, percebe-se que se fale em nova Guerra Fria.






Dose recomendada

Accuradio


Mensagens

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D