Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
13. Israel
A história do povo judeu começa com Abraão (cerca de 1.800 a.C.) e a crença de que há um só Deus criador do Universo. Dos patriarcas de Israel, Abraão, o filho Isaac e neto Jacó vêm as 12 tribos de Israel e com elas a nação judaica. Após o Êxodo do Egipto, Moisés (aproximadamente 1.300 a.C.) transmitiu a Torá e os Dez Mandamentos aos judeus e levou-os à terra prometida de Israel.
Cerca de 1.000 a.C. o rei David fez de Jerusalém capital de Israel. Lá Salomão, seu filho, construiu o primeiro Templo. A partir de 587 a.C. Israel é governada por uma sequência de impérios estrangeiros: Babilónio, Persa, Grego, Romano (o exílio levou os judeus à Europa e norte de África), Bizantino, Árabe, Cruzados, Mamelucos, Otomano, Britânico (regresso de muitos judeus a partir da Europa e países árabes).
Em 1948 é declarada a independência do estado moderno de Israel. Entre 1948 e 1973, com oposição de Egipto, Síria, Transjordânia, Líbano e Iraque à constituição do novo estado, deram-se as guerras israelo-árabes: da Independência (1948), do Sinai (1956), dos Seis Dias (1967), de Yom Kippur (1973).
O Estado de Israel está, desde 1948, em conflito com os palestinos e vizinhos árabes. Em causa, os territórios considerados sagrados para judeus, cristãos e muçulmanos. Os palestinos na Cisjordânia e no leste de Jerusalém vivem, desde 1967, sob ocupação de Israel.
A partir de 1990, com o processo de paz, Israel entregou o controlo de Gaza e partes da Cisjordânia aos palestinos. Em 2005 os israelitas retiraram os seus colonatos da Faixa de Gaza, mas mantém o controlo aéreo e com isso a ocupação.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.