Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Os arrumados

por Isabel Paulos, em 23.05.20

51LDzaNw6mL._AC_UY606_.jpg

Bem arrumado e sentado em mesa bem-disposta, o candidato a futuro lugar governativo discorre sobre os temas da semana. Entre os assuntos a tratar, os erros de outro arrumado sentado em anterior mesa alinhada, cujo lugar que ocupa já tinha sido preenchido, qual matriosca, por outro arrumado sentado em anterior mesa enfeitada.

Em comum, nenhum vê o quão arrumado é. Há sempre um momento em que se considera uma pedrada no charco na paróquia nacional e acha que rompe com o status quo pela sua capacidade analítica, pelas suas leituras invulgares, pela visão lúcida da realidade e, claro, pelo grave sentido de humor.

Pena que estes atributos se reduzam à maledicência esgalhada de modo a parecer juízo crítico e que o esforço maior que produzam seja o de manter a vulgaridade de sempre. E que as críticas inócuas ao crime, à vilania e ao desaforo sirvam tão só para garantir um mínimo de aparência de decoro para que tudo continue igual. Gabo o colossal foco e habilidade para não trazer nada de novo além do uso do cinismo absoluto, como se fosse marca de superior inteligência. Clap, clap, clap.

Há duas formas de cepticismo, de concluir que o mundo é igual desde que é mundo. A que sabendo que assim é, se põe a jeito de ficar do lado mais beneficiado e tudo faz para manter a base da sociedade longe do conhecimento e do conforto, tratando-a como uma turma de alunos problemáticos, que é preciso entreter e manter distante e vigiada. E a que, mais naïf, sabendo que assim é, que o mundo é muito igual a si próprio, acredita que é e será infinitamente mais feliz se a vida dos outros, como um todo, melhorar.





Dose recomendada

Accuradio


Mensagens

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D