Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Panca das casas

por Isabel Paulos, em 26.03.23

20230326_152017

Depois de ter visitado a casa da ponta esquerda, hoje lá fui ver a ainda a ser demolida para reconstrução de raiz. Acompanhei o processo das outras três. Admito que tenho o hábito bem português de gostar de ver obras – entendo muito bem os pequenos magotes de curiosos que páram junto às obras públicas para acompanhar o processo de construção; é um atractivo.

 

Lembro-me de entre as horas que passava na biblioteca da faculdade, muitas serem passadas a olhar através da janela para as obras de ampliação da universidade, ao som das cassetes de música clássica no walkman, acompanhando a construção ao longo do tempo: desde a cofragem, ao preenchimento com betão da estrutura, ao assentamento do tijolo das paredes, e as armaduras das portas e janelas. Talvez me tivesse instruído mais se lesse o que era suposto sobre leis, mas não me teria divertido tanto.

20230326_151929

 

 

Hoje tirei as primeiras fotografias da quarta casa a construir. A ver se não perco o acompanhamento. Com as outras fui seguindo os anúncios online das imobiliárias, de forma que pude acompanhar também o andamento no interior.

Coisas que me divertem.


11 comentários

Imagem de perfil

De Cotovia (MC) a 27.03.2023 às 11:48

 bom dia vizinha, matas-te-me agora!

Olha só posso dizer que há gostos para tudo! 
Bom início de semana!
Imagem de perfil

De Isabel Paulos a 27.03.2023 às 12:21

Odeias as casas, ou o gosto pelas obras?
Boa segunda-feira?
Imagem de perfil

De Cotovia (MC) a 27.03.2023 às 13:08

Hehehe agora é que fui apanhada!  ora bem se não falo sobre é porque estou a praticar o ostracismo de assuntos que me desagradam e onde o pavio é curto, assim a tolerância zerinho 
Mas sim gosto de casas brancas, ou de qualquer cor de acordo com a lógica de projeto se a tiver, hehehe o problema é que na maioria das vezes... Pois palavras para quê?!
E gosto pelas obras seria Top se quem lá anda fosse liberado em ler as peças desenhadas para as executar...pois mais do mesmo, palavras para quê?!
 só boa disposição quando o assunto é este 

Beijinhos
Imagem de perfil

De Isabel Paulos a 27.03.2023 às 14:08

Ui, nas guerras de mestres de obras, arquitectos e engenheiros, que coloco ao mesmo nível, não tomo partido. Conheço o bastante dos vícios nacionais do preconceito para saber que cada um vê a sua praia e dela não arreda pé. De qualquer modo adianto que não gosto de desconsiderar chefes de obra ou executantes. Sou incapaz de ver o mundo de cima para baixo.
Desculpa-me (vamos passar a tutear?) novamente a franqueza, deves estar quase a desistir destas trocas de comentários. 


Imagem de perfil

De Cotovia (MC) a 27.03.2023 às 14:35

 nada, não desisto! Se de cada vez que fosse contrariada desistisse estava bem tramada!

E oxalá a minha pacífica tutela de sentir neste assunto chegue antes de estar de patita esticada e já naquele sítio onde dizem é tudo muito branquinho, isto se não for parar ao outro muito quentinho, até demais  
E em qualquer área só tenho a elogiar o bom trabalho, o profissionalismo. Qualquer chefe de obras ou bom mestre de obras e encarregado te dirá o mesmo que eu... Assim como um executante competente. Agora chegar a uma obra e ver a caixa de escadas invertida, 4 descargas de sanita em 3 cantos da casa de banho, todos menos o local onde estava indicado, espelhos de escada com cada medida seu paladar, parafusos nos painéis apertados com qualquer chave só mesmo porque parece que o objectivo é moer a cabeça, aduelas postas ao contrário, nunca se percebeu o regulamento de incêndios, mas se tem dúvidas é só perguntar... Mas para quê, sabem tudo... Entre outros episódios anedóticos é mesmo só isso, uma anedota de quem olha para os projetos de especialidades, as peças desenhadas e mapas de acabamentos, como...um burro olha para um palácio, e em vista de cima debaixo ou de lado não vai adiantar nem resolver a asneirada.
E já que puxaste por mim, agora tou toda despenteada, as penas das asas desorientadas e vou ter de tomar um chá em vez de café para não dizer que o almoço foi um caso perdido com o mesmo resultado que a constatação das maravilhosas execuções com que nos deparamos, mas acho que isso é visível para qualquer Pessoa, menos os próprios que deviam de ir plantar batatas, na minha opinião, ou outra coisa qualquer para não estragar o trabalho dos outros, nem os fazerem perder tempo e dinheiro que devem de achar que o deles vale mais do que o meu, ora essa! 
Se não sabem ler, vão aprender.
E tenho dito.
Só mesmo porque nesta área acho mesmo que há quem devesse olhar com humildade e noção do que não sabe nem quer aprender, de baixo ou de cima, tanto me faz, desde que abrissem a pestana que parece andam a dormir! 
E muito haveria ainda para dizer, mas tenho horários a cumprir.
Beijinhos Isabel, e olha... Obrigadinha 
Imagem de perfil

De Isabel Paulos a 27.03.2023 às 15:13

Entendo tudo quanto dizes, só tenho pena que os reparos de fazes não sejam extensíveis a todos, incluindo arquitectos que denotam ter muitas manias e franca falta de noção da realidade (gosto particularmente das teorias estapafúrdias sobre iluminação natural dos espaços interiores), e não só os mestres de obras e executantes. Mas eu, querida vizinha de varanda, devia ir plantar batatas, porque não sei nem quero aprender, com tanta mania de sabichona. 

Beijinho. Mafalda. Sempre às ordens para "azucrinar" quem passa, não tens de quê

Imagem de perfil

De Cotovia (MC) a 27.03.2023 às 16:33

 sabes, antes no trânsito dizia-se que se davam as cartas de condução da farinha amparo... Nesta área dos arquitetos e engenheiros, há muito "amparo", pelo que o "crivo" não funciona de forma a promover quem é bom profissional mas quem subjetivamente tem o tal "amparo". Experimentassem ir pedir a um cirurgião de cardiologia para ser o médico da operação porque tem um "look girissímo" ou conhece o meu primo, ou a mais gira de todas, tem muito jeito, não conseguiu acabar o curso, nem fazer o estágio e o exame de acesso à ordem mas vou deitar-me na mesa de operações só porque jogamos golfe, squash ou assim no mesmo sítio! Tão giros, não?

Nesta área não tenho limite aos argumentos, cada um melhor que o anterior! 
Beijinhos 
Imagem de perfil

De Isabel Paulos a 27.03.2023 às 16:52

 É isso tudo. Somos o país dos jeitinhos e dos jeitosos, para tudo damos o jeitinho - ou o ar de, o que é preciso é dar o ar que se domina a matéria. 
Imagem de perfil

De Cotovia (MC) a 27.03.2023 às 17:32

Já eu sou, como na letra da música, o " pináculo da perfeição"! 
Beijinhos Isabel, vou prometer não me impacientar com os... Senhores das obras...  sob pena de me ser retirado o direito de usufruto desta varanda, vizinha!  
Imagem de perfil

De Isabel Paulos a 27.03.2023 às 18:15



Tudo isto por causa de umas caixas, perdão, casas amarelas com mansardas espernéficas (é fazer correr esta, que também já caiu em desuso, eheheh). E sem varanda, ainda por cima! Mas com um pequeníssimo pátio (como pouca luz, bahh).
Imagem de perfil

De Cotovia (MC) a 27.03.2023 às 18:28

Verdade um desassossego! Tão grande que desatei a tratar a vizinha por tu e agora olha vai ser uma varanda de tu cá, tu lá, hehehe
Uma ocupação ilegal da tua varanda, um descalabro urbanístico e contrário ao RGEU e demais legislação! Mas pelo lado positivo, o mundo devia por olhos nisto que se passa aqui na tua varanda, para ver como apesar das evidentes diferenças e divergências, lá vamos indo, em paz.
Numa palavra, diálogo! 
Boa semana, beijinhos Isabel.

Comentar post






Dose recomendada

Accuradio


Mensagens

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D