Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Ronda da tarde

por Isabel Paulos, em 09.07.20

21821074_en6jA.jpg

Dia mau em termos de número de mortos por covid-19, patente nas notícias do Público e do Observador, no dia seguinte à Santíssima Trindade do País ter posto fim à partilha de informação com todos os partidos nas reuniões na Infarmed e poucos dias depois de Rui Rio ter proposto o fim dos debates quinzenais com a presença do primeiro-ministro no parlamento.

Aqui podem ver quais são as práticas nos parlamentos por esse mundo fora. Por impulso tenderia a acreditar na vantagem para a sanidade mental da alegada solução de Israel, onde se diz que só há obrigatoriedade da presença uma vez por ano. É sabido que a zoeira dos debates e, sobretudo, o tratamento de chicana que é dado pela comunicação social (com a qual os políticos naturalmente contam e para a qual contribuem), pouco ajuda a encontrar soluções razoáveis. Mas o juízo leva a que acabe por entender que mesmo esta pantomina que distorce a democracia tem vantagens sobre  a falta de transparência e escrutínio das discussões parlamentares. A menos que se queira assumir que a população é estúpida e incapaz de discernir e, por isso, deve ser protegida de si mesma, mantendo-se na ignorância. 

Mais do que tudo esta onda de entendimento entre as figuras cimeiras à revelia do resto do País faz-me temer o pior. Fico a congeminar quantos dias faltam para o conto de fadas de ontem do presidente esbarrar com o nós vimos primeiro, mas só agora é que nos lembramos que tínhamos avisado da OMS.

Ou não. Às tantas é só uma brincadeira de índios e cowboys, que não está ao alcance do entendimento do comum dos mortais. Não me admirava nada. Chamam-lhe política sénior. A mim parece coisa de gagás, mas ao menos temos sempre entretém. Em tudo noto que factos e verdade não abundam.





Dose recomendada

Accuradio


Mensagens

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D